Monografia de Toxicologia Mecanística
Um pequena introdução
O Paracetamol (International Nonproprietary Name) ou Acetominofeno (United States Adopted Names) é um analgésico e antipirético usado amplamente em todo o Mundo, sem prescrição médica. É comercializado em diversas formas farmacêuticas, sozinho ou em combinação, com diferentes nomes comerciais.
Os efeitos adversos são raros em doses terapêuticas de 500-1000 mg 3 a 4 vezes ao dia, em humanos, pelo que pode afirmar-se que possui uma elevada margem de segurança. No entanto, a sua toxicidade continua a ser a principal causa de falência hepática em vários países, podendo ainda estar na origem de doenças renais.
Fig.1 - Estrutura química do Paracetamol
Moffit, J. Acetaminophen. 2014 [cited 2015 05/05]; Available from: http://toxipedia.org/display/toxipedia/Acetaminophen?src=search
Quem somos?
Os autores deste trabalho, Inês Valente Neves, nº 201107402, Maria Inês de Barbosa Cruz, nº 201104860, Teresa Silva Reis Varela Gomes, nº 201101238, estudantes do MICF da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, declaramos ter atuado com absoluta integridade na elaboração desta monografia. Nesse sentido, confirmamos que NÃO incorremos em plágio (ato pelo qual um indivíduo, mesmo por omissão, assume a autoria de um determinado trabalho intelectual ou partes dele). Mais declaramos que todas as frases que retiramos de trabalhos anteriores pertencentes a outros autores foram referenciadas ou redigidas com novas palavras, tendo neste caso colocado a citação da fonte bibliográfica.
Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, 18 de maio de 2015