top of page

Curiosidades

Paracetamol "no good for back pain"
2015
 

Um grupo de investigadores Australianos avisa para a ineficácia do paracetamol no tratamento da dor lombar e da osteoartrite da anca e joelho.

 

Actualmente, a prevalência de dores na coluna e da osteoartrite é de 9,4% e 4% respectivamente,   sendo o paracetamol o analgésico de primeira linha para o seu tratamento.

 

Assim, o grupo de investigadores da Universidade de Sidney incluiu 13 estudos no seu artigo de revisão, após a avaliação independente...

 

Xaropes de Paracetamol Contaminados 
2009
 

A contaminação de preparações medicamentosas com o solvente dietilenoglicol é um problema persistente de saúde pública a nível global.

 

Uma investigação conduzida pelo CDC, pela FDA e pelo Nigeria Field Epidemiology and Laboratory Training Program (N-FELTP) de Agosto de 2008 a Janeiro de 2009, investigou 57 casos de envenenamento por dietilenoglicol. Todos os casos diziam respeito a crianças com menos de 4 anos de idade, resultando em 54 mortes. 

Introdução de blisters reduz número de overdoses
2000
 

Em Setembro de 1998 foi introduzida regulamentação que limitou o consumo de paracetamol no Reino Unido. A partir desta data, o seu consumo passou a ser feito unicamente sob a forma de blisteres.

 

Um estudo publicado na revista "The Lancet" teve como um dos objectivos avaliar o impacto da introdução dos blisteres de paracetamol no número de casos de overdose.

 

Assim, foi realizada uma contagem dos casos de overdose desde Setembro de 1995 até Agosto de 1999, tendo sido feita a distinção dos casos severos.

 

 

bottom of page