top of page
Introdução de blisters reduz número de overdoses
2000
 

Em Setembro de 1998 foi introduzida regulamentação que limitou o consumo de paracetamol no Reino Unido. A partir desta data, o seu consumo passou a ser feito unicamente sob a forma de blisteres.

 

Um estudo publicado na revista "The Lancet" teve como um dos objectivos avaliar o impacto da introdução dos blisteres de paracetamol no número de casos de overdose.

 

Assim, foi realizada uma contagem dos casos de overdose desde Setembro de 1995 até Agosto de 1999, tendo sido feita a distinção dos casos severos, para os quais foram necessários tratamento.

 

De facto, no ano que se seguiu à introdução dos blisteres houve uma redução do número de casos de overdose por paracetamol, com uma redução significativa dos casos mais severos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O artigo alerta para a importância das medidas legislativas no abuso de fármacos, nomeadamente da sobredosagem de paracetamol que, no Reino Unido, constitui a forma mais comum de tentativa de suicídio. Os autores advertem ainda, que com as medidas legislativas, pode surgir uma substituição do paracetamol por substâncias ainda mais nocivas, como por exemplo os anti-depressivos tricíclicos.

Prince, M.I., et al., Reduction in incidence of severe paracetamol poisoning. The Lancet, 2000. 355(9220): p. 2047-2048.

 

bottom of page