Xaropes de Paracetamol Contaminados
2009
A contaminação de preparações medicamentosas com o solvente dietilenoglicol é um problema persistente de saúde pública a nível global.
Uma investigação conduzida pelo CDC, pela FDA e pelo Nigeria Field Epidemiology and Laboratory Training Program (N-FELTP) de Agosto de 2008 a Janeiro de 2009, investigou 57 casos de envenenamento por dietilenoglicol. Todos os casos diziam respeito a crianças com menos de 4 anos de idade.
O relatório indica que 96% das crianças tinham consumida a um xarope de paracetamol utilizado para as dores nos dentes. Os resultados das análises ao xarope encontrado em casa das crianças e da fábrica que os produzia foi detectada contaminação por dietilenoglicol.
Este relatório diz respeito ao maior caso de contaminação por xaropes de paracetamol na Nigéria, tendo resultado em 54 mortes por falha renal aguda.
As contaminações de preparações orais têm, na sua maioria, origem em países em desenvolvimento e são um motivo de preocupação por parte da Organização Mundial de Saúde. A introdução de regulamentos relativos à produção industrial e ao controlo de qualidade têm um papel importante na redução deste problema.
Fatal Poisoning Among Young Children from Diethylene Glycol-Contaminated Acetaminophen - Nigeria, 2008--2009" . CDC, 2009. 58(48): p. 1345-1347