Paracetamol "no good for back pain"
2015
Um grupo de investigadores Australianos avisa para a ineficácia do paracetamol no tratamento da dor lombar e da osteoartrite da anca e joelho.
Actualmente, a prevalência de dores na coluna e da osteoartrite é de 9,4% e 4% respectivamente, sendo o paracetamol o analgésico de primeira linha para o seu tratamento.
Assim, o grupo de investigadores da Universidade de Sidney incluiu 13 estudos no seu artigo de revisão, após a avaliação independente de 116 estudos potencialmente relevantes.
Dos 13 estudos randomizados com placebo, foi recolhida informação acerca da intensidade da dor e qualidade de vida de 5366 pacientes.
O artigo conclui que o paracetamol é ineficaz no tratamento a curto prazo da dor lombar e tem uma reduzida eficácia na osteoartrite da anca e joelho. Além disso, os investigadores encontram evidências de que o paracetamol aumenta o risco de resultados anormais nos testes de função hepática.
Gustavo C Machado et al. consideram que estes resultados constituem um importante argumento para a remoção do paracetamol das guidelines actuais.
Machado, G.C., et al., Efficacy and safety of paracetamol for spinal pain and osteoarthritis: systematic review and meta-analysis of randomised placebo controlled trials. BMJ, 2015. 350: p. h1225.